Caco Antibes e a esposa Magda viviam numa mansão nos Jardins, gozando de todo o luxo de uma vida rica. Cassandra, mãe de Magda, foi morar com eles depois da morte de seu marido, o Brigadeiro Salão. Até que um dia, a Receita Federal fez uma auditoria nas contas pessoais de Caco, descobrindo inúmeras maracutaias e falcatruas. Com isso, Caco foi despejado da mansão junto com a esposa e a sogra, tendo todos os seus bens confiscados. Resumindo: ficou na mais completa miséria. Por isso, os três se viram sem opção a não ser procurar moradia no apartamento do irmão de Cassandra, Vanderlei Mathias, mais conhecido como Vavá, no Largo do Arouche. Vavá é um solteirão dono de uma agência de turismo cuja sede é no próprio apartamento, a Vavatur, e que oscila entre bons e maus negócios. Mas Vavá não gosta da chegada de seus parentes, uma vez que considera sua família desabrigada um "bando de loucos irresponsáveis". No entanto, obrigado moralmente (e legalmente, já que Cassandra também é dona do apartamento - ela e o irmão o herdaram do pai deles) a recebê-los, Vavá, sua empregada e fiel escudeira Edileuza e o namorado desta, o porteiro Ribamar, fazem de tudo para tornar a vida de seus hóspedes indesejáveis um inferno.
No entanto, quem passa a viver um inferno é Vavá, pois sua família não tem o menor problema em se recusar a ajudar nas despesas da casa procurando emprego. Ao contrário, para evitar o trabalho, o malandro Caco sempre surge com ideias mirabolantes de ganhar dinheiro fácil, seja de que maneira for, enquanto vive às turras com a sogra Cassandra e aturando as burrices da esposa Magda.
Personagens:
Casandra
A irmã mais velha de Vavá. Mãe de Magda e sogra de Caco Antibes, foi ela quem apresentou a filha ao Caco, pois esperava justamente que os dois se casassem para que ela pudesse mais tarde aproveitar o dinheiro que o genro tinha na época. Ao ter que ir morar no apartamento de Vavá, ela passou a dar ordens aos criados e implicar com os mesmos. Era frequentemente chamada pelo genro de "cascacú", uma mistura de cascavel com surucucu, ou "cabeção", pelo seu cabelo modelado com laquê. Também muito caçoada pela cor dos trajes que vestia, e uma suposta vida devassa ("Essa mulher estava nua na área de serviço dançando "cara-caramba-cara-cara-ô"). Era chamada por Ribamar de Tia (ela sempre reagia com raiva falando: "Eu não sou sua tia!"), por Edileuza de Dona Casseta, por Neide de Cassy e por Pereira de Sandy. Sempre que Edileuza a desrespeitava, chamava a mesma de insolente. No final do programa, criou um talk show chamado Cassandra Recebe, e que, segundo a série, fez muito sucesso e finalmente ela ficou rica.
Cassandra é viúva e foi casada durante muitos anos com o Brigadeiro Sayão, pai de sua filha Magda. Porém, é revelado durante um episódio que o Brigadeiro traiu Cassandra com uma odalisca e desde então ela tenta matar a odalisca mais próxima sempre que escuta o termo.
Vavá
Vavá é o síndico do Arouche Towers, em São Paulo, e dono de uma companhia de turismo chamada VavaTur. Após a Receita Federal confiscar todos os bens, sua irmã, Cassandra, passou a viver no apartamento de Vavá, junto com Caco Antibes e sua esposa, Magda. Vavá, de início, não aceitou a idéia de hospedar sua família , já que ele os considera como "um bando de loucos irresponsáveis", e faz de tudo para transformar a vida de seus hóspedes indesejáveis em um inferno.
Porém, quem passa a viver um inferno é Vavá, já que ele é o único que trabalha para sustentar a casa e seus hóspedes, incluindo sua irmã, são "especialistas em vagabundagem, folgadice e despesas".
Seu bordão memorável é "Aqui, Farroupilha!"
Caco Antibes
Antes, um membro da rica sociedade em São Paulo, Caco Antibes foi vítima de uma auditoria da Receita Federal que descobriu um número ilimitado de maracutaias e falcatruas, algumas delas envolvendo políticos influentes. Com isso, Caco e sua esposa, Magda (Marisa Orth), foram despejados de sua mansão junto com a sogra, Cassandra Mathias Salão (interpretada por Aracy Balabanian), e foram morar no apartamento de Vanderley Mathias, conhecido como Vavá (interpretado por Luiz Gustavo), irmão de Cassandra. Caco sempre se descreve como um "príncipe dinamarquês", descendente da "Baronesa Vah sy Fiuder", e faz referências a esse país.No episódio "Da no pé louro" se descobre que Caco tem um irmão gemeo Taco Antibes
Bordões:
- Quando Magda exagera nas frases estúpidas, Caco responde "Cala a boca, Magda!" - às vezes a plateia diz em seu lugar - ou começa a imitar um jumento.
- Caco frequentemente chama sua sogra Cassandra de cabeção, jararaca ou "cascacu" (uma mistura de cascavel e surucucu).
- Cassandra também recebe piadas sobre seu figurino, seu cabelo, seu suposto comportamento devasso ("esta mulher estava nua na área de serviço dançando 'Cara caramba cara caraô'!") e a carreira de Aracy Balabanian ("eu sei o que acontecia nos bastidores de Nino, o Italianinho!)
- "Eu tenho horror a pobre!" (geralmente concluindo suas descrições de hábitos de pobres)
Magda
Magda é analfabeta, sempre errando nos ditados, palavras e nomes. Essa característica aborrece a cabeça do seu marido, Caco Antibes, interpretado por Miguel Falabella. É filha de Cassandra Mathias Salão e sobrinha de Vanderley Mathias, mais conhecido como Vavá. Seu marido dirige-se a Magda com o bordão "Cala a boca, Magda!", após cada pérola da personagem ou então começa a imitar um jumento. Magda mudou o nome do Brigadeiro, seu pai, de Sayão para Salão.
A gravidez de Marisa Orth fez Magda ter o filho Caquinho, que era interpretado primeiro por um boneco articulado por parte da quarta temporada, depois por Lucas Hornos até o fim da quinta.
Bordões:
"Não tô entendendo"
Edileuza
Ribamar
Ribamar é o porteiro do Largo do Arouche e tem comportamentos e trejeitos esquisitos, pois sofreu um grave acidente de bicicleta. Ficou quase uma semana em coma, até que um médico alemão pôs uma placa de platina na sua cabeça. Essa placa é energizada, captando ondas de rádio, televisão, telefone, que o leva a personificar vozes de locutores, atores, de apresentadores, entre outros. Na opinião de muitos foi um dos melhores humoristas do programa, mesmo com todas as suas falhas e desjeito com as câmeras. De acordo com Raniery Martins que acompanhou toda a série televisionada, o programa perdeu a graças após a saída do personagem Ribamar.
Após a sua saída, em 1999, Ribamar foi substituído por Ataíde, interpretado por Luiz Carlos Tourinho, no início de 2000
Lucinete
Lucinete era a diarista do apartamento de Vavá . Entrou no lugar de Edileuza, mas como não foi bem aceita pelo público, sua saída foi acertada através de uma "demissão". Foi substituída por Neide Aparecida.
Neide Aparecida
Foi a empregada de Vavá na Segunda Temporada do seriado e faxineira do restaurante em 2000. Foi a mais famosa de todas, por estar na maioria das temporadas. Namorava Ribamar de 1997 a 1999, depois namorou Ataíde em 2000. Ficou grávida, tirou licença-maternidade com a promessa de voltar em 2001, mas acabou por sair do seriado.
Foi prometida a volta da empregada, mas nunca mais ela retornou. Chamava Cassandra de Dona Cascassandra e Cassy.
Sirene
Empregada de Vavá a partir do final da quinta temporada.
Pereira
Dono do restaurante Arouche's Place. Casou-se com Cassandra. É um tremendo sovina. Aparece apenas na quinta temporada.
Ataíde
Puxa-saco de Pereira na quinta temporada e porteiro do prédio a partir da sexta temporada. Entrou no programa para ocupar o espaço deixado pela saída de Ribamar.
Caco Jr.
Filho de Caco e Magda. Participou apenas da quarta e da quinta temporada.
Dona Caca (Miguel Falabella)
Mãe de Caco e sogra de Magda. Caca, assim como seu filho, se considera parte da alta sociedade e é metida a madame, também tendo horror á pobres. Apesar das semelhanças, o relacionamento entre mãe e filho nem sempre é dos melhores, e Caca é do tipo que, mesmo não morando com Caco, muitas vezes vive ás custas dos bens do filho e adora abusar, exigindo presentes caros e reclamando da bagunça no apartamento de Vavá. Este por sua vez é apaixonado por Caca e faz de tudo para tentar conquistá-la, sendo vez ou outra correspondido. Por essa e outras razões, Caca é muitas vezes não suportada por Cassandra.
ALGUMAS FOTOS DO PROGRAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário