O show foi polêmico desde o seu início. Bart frequentemente não recebeu punição pelo seu mau comportamento, o que levou alguns pais e os conservadores a caracterizá-lo como um modelo para as crianças pobres. Várias escolas públicas dos Estados Unidos, proibiram às crianças de assistirem a série. Em Outubro de 1990, Barbara Bush, classificou The Simpsons como a "coisa mais idiota que ela já tinha visto". Em Janeiro de 1992, o então presidente George Bush fez um discurso durante sua reeleição na qual ele disse: "Nós vamos continuar tentando fortalecer a família americana, para tornar as famílias americanas muito mais como os Waltons e um muito menos como os Simpsons". Os escritores correram atrás de uma resposta na forma de um pequeno segmento que foi ao ar três dias mais tarde antes de uma reprise de "Stark Raving Dad" em que Bart respondeu: "Hey, nós somos como os Waltons. Estamos orando por um fim para a depressão, também."
O elenco principal tem sido envolvido em disputas com a FOX. Em 1998, eles ameaçaram greve, forçando a 20th Century Fox aumentar seu salário de 30.000 dólares por episódio para US$ 125.000. Como a receita do show continuou a aumentar através da distribuição e das vendas de DVD, o elenco principal deixou de aparecer para as leituras de roteiro, em abril de 2004. O elenco pediu um aumento no seu salário para 360.000 dólares por episódio, ou US$ 8 milhões ao longo de uma temporada de 22 episódios. Em 2 de maio de 2004, os atores chegaram a um acordo com a Fox. Havia uma outra disputa em 2008, e o salário dos atores foi aumentado para 400.000 dólares por episódio. No final de 2007, os escritores de The Simpsons entraram em greve junto com o Sindicato dos Roteiristas da América. A difusão de The Simpsons não foi afetado pela greve. Uma vez que leva muito tempo para produzir um episódio de um desenho animado, os episódios estão prontos até com um ano de antecedência.
Na Temporada 14, a produção mudou de animação de cel tradicionais para tinta digital e pintura. O primeiro episódio a experimentar a coloração digital foi "Radioactive Man" em 1995. Os animadores usaram a tinta digital e a pintura durante a produção de "Tennis the Menace" episódio da décima terceira temporada, mas a Gracie Films atrasou o uso regular de tinta digital e pintura até duas temporadas depois. Em 27 de julho de 2007, The Simpsons Movie foi lançado. Tentativas anteriores de criar uma versão cinematográfica de The Simpsons falhou devido à falta de um roteiro de comprimento adequado e membros da tripulação de produção. Eventualmente, os produtores James L. Brooks, Matt Groening, Al Jean, Mike Scully e Richard Sakai iniciou o desenvolvimento do filme em 2001. Promoções foram feitas com diversas empresas, incluindo 7-Eleven, que transformou em lojas selecionadas Kwik-E-Mart. O filme foi um sucesso de bilheteria e recebeu em geral críticas positivas.
PERSONAGENS:
Bart Simpson
o filho mais velho, com dez anos, um garoto problema,que adora atirar com seu estilingue adora fazer apostas com seu pai. Dá-se habitualmente mal na escola. Tem como um dos seus maiores passatempos passar trotes para o bar do Moe, e é alérgico a camarão e também já ganhou um Globo de Ouro e um Oscar pelo seu trabalho no curta "Pai furioso". Na primeira temporada era o personagem principal da trama, mas perdeu o lugar para seu pai Homer. bart e um membro no esquadrão de nelson.
Homer Jay Simpson
o pai da família de 39 anos de idade. "Trabalha" como inspetor de segurança na Usina/Central Nuclear de Springfield e ja trabalhou tambem como humorista,cantor e etc. Adora cerveja Duff e donuts. É um alienado, patético, sem muita finalidade na vida e um completo energúmeno (no sentido de ser um retardado). Mundialmente consagrado pelo seu grunhido "D'oh!" que não possui um significado real.
Marge Simpson
a mãe da família de 37 anos de idade, uma típica dona-de-casa, preocupada com os filhos e com o marido que sempre lhe causam problemas.
Lisa Simpson
a filha do meio, é intelectual e vegetariana, toca saxofone e adora jazz. É adepta do budismo em oposição ao resto da família, que segue o cristianismo. Diferencia-se dos outros Simpsons, principalmente de Bart e Homer, por ser politicamente correta, inteligente, intelectual e com forte senso de justiça. Dizem que quando ela crescer ela será presidente dos EUA.
Maggie Simpson
a filha mais nova, de apenas um ano. Apenas fica com a sua chupeta, porém assume papel decisivo em alguns episódios como em "Quem Matou o Sr. Burns".
Patty Bouvier e Selma Bouvier
gêmeas, irmãs mais velhas de Marge. São geniosas, vivem de forma "largada", fumam como duas chaminés e são viciadas na série MacGyver. Jamais pensam em casamento e relacionamentos sérios. Odeiam Homer, adoram gozar sobre ele e fazem de tudo para infelicitar sua existência. O único detalhe que as diferencia é o penteado: Patty tem um cabelo "inteiriço" parecendo um black power enquanto Selma tem o cabelo cortado no topo com uma pequena fenda vertical. Ambas trabalham no prédio do Departamento de Trânsito de Springfield. Patty é homossexual, o que foi revelado em um episódio da 16ª temporada, enquanto sua irmã Selma não dá sorte com nenhum homem: todos os seus relacionamentos deram errado.Num episódio em que Homer e Marge se conheceram num acampamento, Patty acaba beijando Homer.
Herbert Powell Simpson
é o meio irmão de Homer do desenho animado Os Simpsons.Dono de uma frustrada companhia de automóveis (denominada Powell Motors), ele estava entrando em crise, pois segundo ele seus engenheiros não ouviam as pessoas comuns o que elas queriam. Ao conhecer Homer, decidiu que seu meio-irmão iria produzir um carro com seu próprio nome. Com o passar do tempo, Homer concedeu ordens demais com ideias fúteis produzindo um carro indesejável. Com o dinheiro gasto em um carro que obteve um custo de produção caro demais e que ninguém iria comprar, a Powell Motors faliu. Mas, depois de alguns testes com Maggie, ele constrói uma máquina que traduz o que os bebés dizem. A máquina é um sucesso e Herbert volta a ser o milionário que sempre foi. Herb é a prova viva do erro citado posteriormente de que todos os homens da família Simpson são fracassados, já que ele é um Simpson por parte de pai.
Ned Flanders
é o principal personagem da família. Vizinho dos Simpson, Ned segue a religião protestante, assim como toda sua família, que frequenta a igreja do Reverendo Lovejoy. Muito preocupado com seus filhos, Ned impede que eles assistam certos programas da televisão para maiores e comam doces demais. Também é conhecido pelas suas expressões malucas, sempre no diminutivo, e por ser odiado pelo vizinho Homer Simpson (embora tenham se tornado amigos em alguns episódios), que chegou a declarar que Flanders é mais puro até mesmo do que Jesus. Seu nome foi inspirado em Flanders St. em Portland, no estado norte-americano de Oregon (estado onde nasceu Matt Groening, criador da série). Ned não possui muitos amigos. Ele possui um físico musculoso apesar de o esconder atrás da sua faceta nerd. Apesar de ser extremamente religioso e aparentemente não gostar de música, em um episódio, é descoberto que Ned é fã dos Beatles e que possuía uma coleção de discos e bugingangas deles. Na sua infância, Ned era muito bagunceiro e só se tornou o que conhecemos hoje após um demorado e doloroso tratamento psicológico. Em um episódio o diabo tem a forma de Ned e em outro, ele pede poderes para Deus e assume a forma de um diabo. Ned se tornou um viúvo cobiçado na cidade, pois recentemente sua esposa faleceu, vítima de um acidente causado por Homer Simpson.
Maude Flanders
Na comemoração do aniversário de Todd, no estádio de Springfield, caiu da arquibancada onde estava, ao ser atingida por uma camiseta jogada a pedido de Homer Simpson, o que causou a quebra do pescoço de Maude, que morreu instantaneamente. A morte ocorreu na décima primeira temporada, no 14º episódio: "Alone Again, Natura-Diddly" (Sozinho outra vez). A morte da personagem Maude Flanders foi causada pela demissão da atriz Maggie Roswell, dubladora original da personagem. Maggie queria ganhar mais para continuar dublando e por isso resolveram dar um fim à Maude.
Rod Flanders
É o filho mais velho de Ned Flanders na série Os Simpsons. Tem medo de borboletas, entre outras coisas. Como os seus pais são os mais protectores da cidade eles são os únicos meninos que não vêem os desenhos animados do Itchy & Scratchy (Comichão e Coçadinha). Rod perdeu o seu medo de altura graças a Marge.
Rod ora bastante. Ele ora de manhã e antes de dormir. Ele ora para que Deus proteja o seu irmão mais novo Todd. Também ora pelo sucesso dos negócios dos seus pais e por outras crianças como o Bart, que é demasiado mau para orar por ele, mas que ainda assim o faz. Rod tem diabetes e descreveu ficar quieto durante as viagens como um de seus hobbies prediletos. Ele também tem tendência de urinar na cama.
Rod e seu irmão levam uma vida difícil, são sempre torturados por Homer Simpson e pelo seu filho, o Bart, além de não terem muitos amigos.
Todd Flanders
É o filho mais novo de Nedward Flanders na série Os Simpsons. Tem medo de borboletas, entre outras coisas. Como os seus pais são os mais protetores da cidade, eles são os únicos meninos que não vêm o desenho animado Itchy & Scratchy (Comichão e Coçadinha).
Seus momentos de glória foram quando ele empatou com Bart Simpson em um torneio de minigolfe e quando pintou Jesus. Todd toca violino bem. Todd é torturado por Homer e Bart em muitos episódios, ele é muito medroso e, às vezes, leva uma vida difícil (como na morte de sua mãe causada por Homer Simpson em seu catastrófico aniversário).
Edna Krabappel
Edna Krabappel, também conhecida por Srta. Krabappel, é professora da Escola Elementar de Springfield. É responsável por educar Bart Simpson, Milhouse Van Houten, Nelson Muntz, entre outros. Edna é uma professora estressada, desiludida, encalhada e sem expectativas para a sua vida. Muito desesperada para encontros, já teve vários relacionamentos improváveis, inclusive com Woodrow, um personagem fictício, inventado por Bart Simpsons em resposta a um anúncio de jornal. Edna, caindo na brincadeira de Bart, chega a enviar-lhe uma foto sua de lingerie pelo correio. Teve um relacionamento frustrado com o Diretor Skinner, tendo inclusive chegado ao altar, mas desistindo do casamento devido à indecisão do moço. O cara da loja de quadradinhos, Jeff Albertson, Sideshow Bob e Ned Flanders também fazem parte de sua lista de encontros. Sempre arruma um tempo para fumar, principalmente no fundo da sala de aula, durante as exibições de filmes educacionais.E a atual esposa de Ned.
Milhouse Van Houten
é o melhor amigo de Bart Simpson. Usa óculos espessos e possui agora dez anos. Sua mãe Luana se separou de seu pai Kirk. Ele sempre foi tratado como um bebê tanto por seu pai como por sua mãe, o que o leva a guardar grande rancor deles. É aluno de Edna Krabappel e um dos garotos que mais sofre na mão da turma do Jimbo. Ele "adora" Lisa Simpson, mas não é correspondido. Apesar de ser considerado "nerd", sua inteligência é mediana, com péssima habilidade para lidar com pessoas. Ele constantemente se mete em problemas causados por Bart, que chegou a colocar Milhouse na lista dos americanos mais procurados.
Já teve uma namorada mas graças a Bart, o pai dela descobriu e a levou para outra cidade. Milhouse já foi ator em um filme mas apesar de agradar o diretor acabou desistindo (ele foi Caidaço Boy, o parceiro do Homem Radioativo, super-herói dos quadrinhos favoritos de Bart). Também tomou posse da alma do Bart, mas acabou por trocá-la por uma colecção de bottons do Alf, o Eteimoso.
Milhouse é fluente em italiano graças ao convívio com sua avó italiana Sophia Van Houten. Seu tio Bastardo foi um filho ilegítimo de sua avó e um soldado americano da Segunda Guerra Mundial. Devido a sua avó, Milhouse aprendeu italiano e começou a urinar na cama.
Luana Van Houten
Esta é a mãe de Milhouse (melhor amigo do Bart), ela o trata como um bebê. Se divorciou de Kirk Van Houten no episódio "Milhouse dividido". Ela é de descendência dinamarquesa como é revelado no episódio Milhouse Fica Órfão e nasceu em Shelbyville, para desgosto de seu [ex]-marido Kirk.
Kirk Van Houten
Kirk Van Houten é o pai de Milhouse. Kirk se separou de Luana em um jantar na casa dos Simpsons por discussões e outros motivos bobos como não saber desenhar a dignidade por exemplo. Na mesma ocasião Kirk tentou uma reconciliação, mas Luanne recusou e arrumou um “novo pai” para Milhouse que passou a chamá-lo de "pai de final de semana". De descendência holandesa, odeia profundamente o fato de sua [ex]-esposa Luana ser natural de Shelbyville e até o seu divórcio trabalhou na fábrica de biscoitos do seu ex-sogro, depois exerceu as profissões de espantalho, panfleteiro e guarda costas.
Apu Nahasapeemapetilon
imigrante indiano trabalha no mercado Kwik E' Mart, no coração de Springfield. É casado com Manjula Nahasapeemapetilon, com a qual teve oito filhos. Foi dublado, no Brasil, por José Augusto Sendim e Nizo Neto. Mesmo vivendo na América, Apu se conserva bastante fiel à religião hindu e por isso é um vegetariano radicado. Representa o estereótipo dos asiáticos donos de pequenos mercados em território americano.
Manjula Nahasapeemapetilon
mulher imigrante indiana. Tão seguidora do hinduísmo quanto Apu, tem com este oito filhos. Pediu o divórcio quando descobriu que Apu teve um breve caso com uma cliente de seu mercadinho, mas logo tendo sido tudo esclarecido, Manjula o perdoou e assim eles se reconciliaram.
Dr. Julius Hibbert
Competente e confiável, é o diretor e médico do Hospital Geral de Springfield. Tem um hábito horrível de rir nas horas mais impróprias, principalmente quando está divulgando os diagnósticos terminais de seus pacientes. Recebeu como paciente seu suposto irmão mais velho, o músico Murphy Gengivas Sangrentas, que inclusive faleceu em seu hospital. Hibbert foi dublado pelo já falecido Paulo Flores, hoje por José Santa Cruz.
Clancy Wiggum
o chefe de polícia da cidade. Irresponsável, incompetente, preguiçoso, obeso e facilmente corruptível. Pai de Ralph Wiggum.
Ralph Wiggum
filho do chefe Wiggum, é conhecido de Bart e colega de Lisa. Tem inteligência muito abaixo da média. Vive enfiando o dedo no nariz e tem como amigo imaginário um gnomo que o incentiva a queimar coisas.
Seymour Skinner
x-veterano militar que lutou na Guerra do Vietname/Vietnã. Esteve num campo de prisioneiros chinês, onde trabalhava como sapateiro. Hoje, ainda é militar, mas na reserva. É alérgico a amendoim.
Agnes Skinner
a velha mãe de Seymour Skinner, mora com ele, regula toda sua vida e o trata como uma criança.
Montgomery Burns
com 104 anos de idade (em alguns episodios diz ser mais velho), é o patrão de Homer, Lenny e Carl e proprietário da Usina Nuclear de Springfield. É um retrato completo dos típicos empresários cruéis: quer sempre ter mais do que pode ter; destrata e humilha quem vive abaixo dele; costuma valer-se de toda sorte de golpes baixos e sórdidos para obter o que deseja; é ambicioso, ganancioso e cheio de pretensões de grandeza; com o seu poder e influência, passa por cima das leis para desfavorecer seus defeitos; visa ser dono de tudo e de todos, e assim vai. Burns já é o homem mais rico, poderoso e influente de Springfield, mas para ele tudo isso não basta: ele sonha mais que tudo em obter também a imortalidade. Tem uma queda fatal por Marge Simpson.
Waylon Smithers
o típico "empregado pessoal e bajulador" de Burns, sem o qual ele não poderia viver (e vice-versa). Realiza de tudo (até as tarefas mais básicas como preparar café, dar-lhe comida na boca, colocá-lo para dormir etc.) para agradar seu asqueroso chefe. O autor deixa uma leve dúvida aos telespectadores, questionando sobre Waylon ser ou não homossexual, nunca foi dito realmente, porém há episódios que fazem os telespectadores jurarem que sim como o episódio o substituto, onde Smithers sai de férias num hotel que aparenta ser para homossexuais, ou quando Waylon fica imaginando o seu patrão pelado etc.
Reverendo Timothy Lovejoy
Timothy Lovejoy é o reverendo Pastor da "Primeira Igreja de Springfield", a igreja protestante da cidade de Springfield.
Helen Lovejoy
Mulher do Reverendo Lovejoy e maior fofoqueira de Springfield, e também já foi um homem, pois em um episódio da 20a temporada, um pastor fala: "Eu me lembro de quando ela era Helen..., ah, não, me lembro de quando ela era HAROLD..."
Krusty
de origem judaica, vive como palhaço para desgosto de seu pai. Seu nome verdadeiro é Hershel Krustofsky. Na frente das câmeras é um típico palhaço animador para crianças, mas nos bastidores possui uma temática mais "adulta" e despachada, com direito a materiais pornográficos, charutos, dirigir bêbado, traficar substâncias ilícitas etc. Em seus shows infantis utiliza-se de um macaco de estimação, que também serve para acobertar coisas indevidas que seu dono venha a cometer.
John Frink
é um engenhoso cientista ao estilo "cromo",ele é genial e um talentoso inventor
Cletus Caipira
é um caipira que tem 120 filhos. Quando Marge vendia pretzels, Cletus arranjou vale-pretzels suficiente para sua família inteira e isso colaborou para a falência do negócio dela.
Moe Szyslak
Maurice "Moe" Lester Szyslak é holandês. Sendo um pugilista já retirado dos círculos de luta, vive hoje como dono do Moe's Tavern, o pub da cidade frequentado por Homer e seus amigos. Foi ele quem ficou com a fama de ter inventado a famosa bebida "Moe Flamejante" (na verdade, foi Homer que o ensinou a fazer). Moe é também feio, complexado, bastante irritadiço, tem como passatempo o Clube de Armas e Atiradores de Springfield. Vez ou outra acaba perturbado pelos trotes telefônicos que Bart lhe passa. Como ele é depressivo, tenta se suicidar a cada ano, mas acaba sempre por não conseguir.
Barney Gumble
o cliente mais fiel do bar do Moe, é amigo de Homer. Possui expressões faciais "vazias" e não tem muita perspectiva para sua vida. Vive desempregado e esbanja o pouco dinheiro que lhe sobra com cerveja. Volta e meia está bêbado e sempre solta arrotos supersônicos após cada bebedeira. Quando não tem como ir para casa dorme no bar do Moe.
Elizabeth Hoover
professora da 2ª série da Escola Elementar de Springfield. Leciona a sala de Lisa e Ralph. Essa sim é concursada, assim é motivo de orgulho para a escola. Mas sua conduta é em partes similar a Edna Krabappel, pois ela também fuma em plena sala de aula e dá muitas broncas em seus alunos.
Joe Quimby
é o prefeito de Springfield. Fora o fato de ser imbecil, oportunista, corrupto e incompetente, características mais atribuídas a políticos como George W. Bush, ele também faz uma provável alusão a outros políticos, como ao ex-presidente americano Bill Clinton, pois ele adora participar de orgias com diversas mulheres, viajar, participar de cassinos e jogar um ou outro jogo de azar - geralmente faz tudo isso gastando dinheiro dos cofres públicos. Seu nome completo é Joseph Fitzpatrick Fitzgerald Fitzhenry Quimby e seu apelido em rodas de cassino é "Diamond Joe Quimby".
Eddie e Lou
são os policiais folgados que fazem o mau serviço da Polícia de Springfield.
Sideshow Bob
auto-declarado "o inimigo número 1 de Bart Simpson", Ajudante Bob quer eternamente vingança contra o mesmo por desmascarar seus planos obscuros: incriminou falsamente o palhaço Krusty num assalto à loja Kwik E' Mart de Apu; elegeu-se prefeito/presidente da Câmara Municipal de Springfield por um esquema de fraude de votos onde pessoas mortas constavam como seus eleitores; casou-se com Selma Bouvier para depois tentar assassiná-la em plena lua-de-mel; fez lavagem cerebral em Bart para que este assassinasse Krusty; roubou uma bomba nuclear e ameaçou explodir Springfield caso as transmissões de TV da cidade não fossem interrompidas para sempre, entre outros. É tido como o mais odiado e perigoso bandido de Springfield. Além de Bart tem outro grande desafeto: o palhaço Krusty, que sempre o tratava como "a estúpida peça descartável" de seu show infantil (talvez seja essa a origem de seu lado diabólico). Bob tem pés enormes e uma cabeleira que parece folhagem de palmeira.
Snake Jailbird
outro criminoso local que vive sendo preso ou metido em algum delito pela cidade. A alcunha de Snake vem da enorme cobra verde tatuada em seu braço direito. Este personagem é uma alusão ao anti-herói urbano Snake Plissken, vivido por Kurt Russel.
Nelson Muntz
elinquente menor de idade líder de uma gangue de arruaceiros juvenis (ele, Jimbo Jones, Dolph e Kearney) é sobrinho de Snake Jailbird. Ele foi abandonado pelo pai (vagabundo e viciado em drogas),vive com sua mãe (prostituta, alcoólatra e relapsa) e seu passatempo favorito é espancar Bart Simpson e outros meninos menores e mais fracos. Caracteriza-se pela risada "Ha-Ha!", que debocha e humilha quem a ouve.
Kent Brockman
aparentemente, o único repórter de TV de Springfield. Possui sarcasmo e humor negro contagiante. Foi dublado no Brasil por José Augusto Sendim.
Sideshow Mel
actual ajudante do palhaço Krusty, tem o aspecto de um neandertal pelo fato do osso amarrado em seu cabelo verde. É também a "peça descartável" dos shows de Krusty.
Duffman
uma espécie de super-herói propaganda patrocinial da cerveja Duff. É conhecido pelo seu famosíssimo bordão "O Duffman nunca morre, apenas os actores que o interpretam!". É baseado num ex-mascote da Budweiser e lembra o célebre protagonista da série de jogos de tiro em primeira pessoa Duke Nukem.
Bumblebee Man
Comic Book Guy
Carl Carlson
Lenny Leonard
Otto Mann
Sherri e Terri
meninas gêmeas da turma de Bart que adoram infernizar a sua vida.
aluno mais inteligente e aplicado da turma de Bart, também bajulador e dedo-duro.
FOTOS DO DESENHO:
OUTROS PERSONAGENS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário