terça-feira, 2 de abril de 2013

A Praça É Nossa

A estréia de A Praça É Nossa no SBT aconteceu no dia 7 de maio de 1987. Anteriormente, de 1957 a 1976, a atração, sob o comando de Manuel de Nóbrega, era chamada A Praça da Alegria e exibida na extinta TV Paulista (que depois viria a ser a TV Globo). Em seguida a atração passou pela Record e TV Rio até sair do ar nos anos 70. em 1977, a Globo voltou a exibir A Praça da Alegria, que a partir de 1987, seria chamada de Praça Brasil na Bandeirantes e de A Praça é Nossa no SBT.
Ao conquistar todas as faixas etárias e classes sociais, A Praça É Nossa sempre se destacou pela diversificação em seu humor. Nesses 25 anos, foram produzidos mais de mil programas inéditos. Sem contar que já desfilaram pelo banco da praça mais das, entre humoristas e comediantes, que protagonizaram o respeitável número de 250 personagens.
Alguns humoristas de peso ainda mantêm-se no programa, como Moacyr Franco, Canarinho, Carlos Koppa, Jorge Loredo e Buiú.
Hoje A Praça é Nossa tem mais de 20 personagens. Entre eles estão o político João Plenário (Saulo Laranjeira), Paulinho Gogó (Maurício Manfrini), Cabrito Tevez (Alexandre Porpetone), Shop Man (Oscar Pardini e Zé Américo), Nova Rica (Andréa Nóbrega), Ex-Gay (Otávio Mendes), a Tagarela (Nany People), Zefa Maceió (Sílvia Helena), entre muitos outros.
Em todos esses anos, A Praça É Nossa ainda ficou conhecida por receber personalidades de áreas distintas em seus quadros, tais como o rei Pelé, os craques Zico e Raí, o polêmico Clodovil, o campeão Popó, os medalhas de ouro do vôlei Maurício, Tande, Pampa e Giovane; as musas do basquete Paula e Hortência; o então deputado federal Luiz Inácio Lula da Silva, padre Antônio Maria, Gugu Liberato, Dercy Gonçalves, os cantores Daniel, Fagner, Fábio Jr., Leonardo, Agnaldo Rayol, Zezé di Camargo e Luciano; as cantoras Kelly Key, Roberta Miranda e Gil; Celso Portiolli, Dedé Santana, os jornalistas Carlos Nascimento e Bóris Casoy; e bandas como Jota Quest, Charlie Brown Jr., Falamansa, Família Lima, Fat Family, entre muitos outros.
Há mais de 21 anos Carlos Alberto de Nóbrega comanda a atração, que também conta com a performance de Marcelo de Nóbrega, seu filho, que começou como ator e hoje dirige o programa e interpreta o Explicadinho.


Personagens:

Cabrito Tevez(Alexandre Porpetone)

Bordão:

"La pregunta?"

Canarinho

Bordão:

"Calma, tio!"


Cremilda(Consuelo Leandro)

Dercy Gonçalves






Filomena(Gorete Milagres)

Bordões:


"Oh, coitado!"
"Cala a boca, minina!"
"Creio em Deus pai..."

 Vera Verão(Jorge Lafond)

Bordão:


"Eeeeeeepa! Bicha não, meu amor! Eu sou uma quase (nome feminino)..."




Lilico

Bordões:

"Pra cá com esse negócio!"
"Num sabe brincar, num brinca!"
"Tempo bom não volta mais. Saudade de outros tempos iguais..." (cantando)

Nina


Bordão:

"O Tio!" / "Tioô" / "Dãrr, nada a verrr...!"

Dona Vamércia (Maria Teresa

Bordão:

"Minha boca é um túmbalo!"

Jeca Gay(Moacyr Franco)

Bordões:

"Chique no úrtimo!"
"Choreeeeeeeeeeei largado!"
"Carmô?"
"Cê escreve uma carta pra mim? Põe aí: 'Luizim'..."
"Bão e buniiiiiito!"
"E é verdade, é sim sinhor! Quem me contou foi um pescador..." (cantando)
"Viver é bão, mais dá um trabaio!"

Patropi(Orival Pessini)
 Bordões:

"Pá daqui, pá dali, pá de lá, pá de cá..."
"Sei lá, entende?"
"Cê parece que não sei!"

Profeta / Pacífico / Bronco / Professor Bartolomeu Guimarães / Isolda(Golias)





Bordôes:

"Wualaaaaaaahhhh...!" / "Cadê neném? Cadê neném?" / "Ô, Cride! Fala pra mãe..." / "Professor Bartolomeu Guimarães é meu nome." /"Vá tomar no..."

Velha Surda/Explicadinho/Philadelpho(Rony Rios)



Bordões:

"Ó querido Clementino..."
"Apolôôôôôôôôôônio... ! É você, Apolônio?"
"Meu nome é Bizantina Escatamáquia... Pinto!" / "Eu gosto das coisas muito bem explicadinhas, nos seus míííííííííííínimos detalhes."
"Meu nome é Philadelpho, com dois "ph"s: um no "Phi" e outro no "Pho". Phi-Pho!"
"Bobão, babão... bundãoooooo!"

Deputado João Plenário(Saulo Laranjeira)

Bordões:

"Entendeu...? Nem eu!"
"A-cá! A-cá!"
"Essa é a minha 'secretosa': mistura de secretária com gostosa." "o pai?que que isso pai(olhando para cima)" "...deputaiada..." "...a vagabunda da tua irmã..."

Tiririca

Bordões:

"Quem é você?"
"Ô minino lindo!"
"Quando eu gosto, eu gosto. Mas quando eu odio, eu o-di-o!"

Catifunda(Zilda Cardoso)

Bordão:

"Saravá!"

 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário